Você é ruiva mesmo?

 

Uma das vantagens da maturidade é entender qual é a cor de tinta que te cai melhor. Levou uns zilhões de anos e muitas tentativas para chegar a tons próximos do que estou usando agora. Eu poderia escrever um livro-catálogo sobre as mudanças, mas para encurtar digamos que já usei um tom de vermelho-maravilha (detestável quando vejo as fotos, mas que na época achava que era a minha cor), passei pelo borgonha e tentei ser loira, a começar por uma balayage quando tinha uns 16 anos. Ficou incrível, mas depois não tive grana para manter e foi virando uma espécie de amarelo descascado que contrastava desastrosamente com o tom de castanho da raiz. Em minha defesa, posso dizer que era apenas uma estagiária latino-americana sem dinheiro no banco para manter um loiro, que precisa de muito retoque e hidratação. A bem da verdade, qualquer cabelo colorido precisa.

Some-se a isso o fato de não ter ideia de que eu poderia colorir meu cabelo com algo que não fosse loiro. Minhas influências eram: minha mãe, Adriane Galisteu e Marilyn Monroe. Na época, Marina Rui Barbosa não existia (ou estava engatinhando). Não tinha ruiva no Brasil! Bom, tinha as bem sardentas, mas como nunca tive sardas, nunca também consegui me identificar com elas.

Entendido que o loiro simplesmente não rolava para mim, depois de muito criticada por amigos de faculdade que viram fotos 3X4 minhas tentando bancar a garota de praia que nunca fui — a não ser por um breve período em Búzios em viagem de formatura quando de fato peguei um bronze, que arduamente tentei manter a base de autobronzeador –, fui tentar ser ruiva. Com tinta de caixinha, em cima do amarelo. Tudo que consegui, porém, foi um tom de rato quando foge e um cabelo ressecadíssimo. Não havia escova que baixasse a juba.

Feito este preâmbulo, venho ao SuperGingerFreak, que tem esse nome também por conta da cor das minhas madeixas, para revelar que não sou ruiva natural (dã) e dar a dica do ruivo que estou usando.

montagem-2

Bom, para começar, gostaria de confundi-las um pouco e dizer que não existe ruivo. Não para comprar na perfumaria. O que existe é loiro, mas tem de ser o acobreado. Se você cair na bobagem de comprar uma tinta avermelhada (como já fiz taaaantas vezes) simplesmente seu cabelo vai ficar vermelho e não ruivo. Então, o negócio é ir nos loiros porque cabelos ruivos são na verdade loiros com mais pigmento cobre que cinza ou dourado, sacam?

Eu tenho usado uma marca chamada Elisafer e venho me dando bem com ela. Uma dica valiosa é comprar não só a “tinta”, mas também a água oxigenada, ou a OX como falam os cabeleireiros, da mesma marca. E atenção para o volume dela. As de 20 estragam e ressecam menos porque abrem menos as escamas do fio (tenho usado essa porque como meu cabelo tem uma base clara, com a 20 ele já “abre” o suficiente). Caso seu cabelo seja mais escuro é possível que você precise usar a OX de 30 ou 40. E é aquilo … como a cor natural varia de pessoa para pessoa, o resultado final varia um pouquinho de pessoa para pessoa também.

 

 

img_20170413_193250650-1.jpg

Quanto à cor em si,  vamos à revelação: uso o 8.34 (louro claro dourado acobreado) quando quero algo mais dourado ou misturo o 8.34 com o 8.4 (louro claro acobreado) para algo mais cobre. Se eu quiser um lance bem bapho e cobrão mesmo, aí fico só no 8.4.

 

 

Para cuidar, tenho usado uma linha bem boa da Lee Stafford. A Hair Growth hidrata bem e, diz a marca, faz crescer o cabelo. Vejamos. Faz um mês que estou usando.

O preço é meio salgado, mas dura, e vi que está em promoção na Beauty Box:

16-08-396460-lee-stafford-bt-sps50-03

Para terminar, mais uma dica preciosa que a vendedora da Beauty Box me deu. Não sei vocês, mas eu costumava usar o xampu, o condicionador e, por fim, a máscara. Errado! O correto, ao menos em casa, é usar o xampu para limpar, a máscara para hidratar e terminar com o condicionador para selar as cutículas.

 

 

 

 

Leave a Reply

