Don’t face reality, let it be the place from which you leap/La vie n´est pas grande chose

A realidade é um lugar frio e apertado. Melhor escapar dela sempre que possível porque o sofrimento não pertence à fantasia.

Fico pensando nesses dias frios de chuva, vezes fina, vezes grossa, que Deus escolhe esse tempo para levar os escolhidos. Devaneio e acredito que não se morre em dias quentes e sim nos chuvosos, quando a natureza adianta-se em se fechar em cinzas de nuances geladas e derramar lágrimas por ela mesma, pouco antes que nós humanos o façamos.

Há duas semanas, no segundo feriado do mês, também numa segunda chuvosa, eu refletia sobre isso e pensava sobre escrever, mas deixei para depois porque é o que geralmente faço. Para mim a escrita é o equivalente aos meus dedos sobre uma espinha na testa. É a chance de expurgar um pus, mas posso me machucar.

Pensava eu sobre escrever sobre a morte e a chuva dada a ida precoce de um colega que morrera de leucemia. Fazia muito tempo que não falava com ele, mas lembrava da energia que tinha nos tempos de escola e que na época eu nunca pensei que iria embora tão cedo porque não pensamos que as pessoas jovens possam morrer. Não sei quanto a vocês, mas eu começo a aceitar o fato de que uma pessoa possa morrer depois que ela atinge 90 e olhe lá.

—————————————————————————

Por enquanto, vou ficando sobre esse lugar chamado Terra e vendo gente conhecida ou distante partir. Num dia acordo com a notícia da morte de um time inteiro de futebol, de jornalistas, tripulação e tanta gente que não pensava em se despedir naquele voo e é inevitável pensar que um dia vou também.

Que a vida não é lá grande coisa.

A vida não oferece garantia nenhuma, bicho, mas a gente insiste em vivê-la como se não fosse morrer. Culpa dela exclusivamente, devo dizer, que manda essas coisinhas chatas para resolver dia após dia. A Dona Vida deveria ser mais complacente.

Bom … talvez a culpa seja do capitalismo, do socialismo ou do anarquismo ou do próprio ser humanismo que inventa os ismos para complicar, para dividir.

————————————————————————–

Meu negócio nunca foi mesmo esse lance de hard news … vejo essas notícias e só consigo escrever depois de passado o primeiro baque. Obviamente, não trabalho em redação, portanto não preciso me preocupar com os instantâneos (nem no INSTAgram conseguia ser muito instantânea), mas a real é que vivo nesse processo de me desmembrar para me remontar. Vivo demais em retrospectiva e é na nostalgia que encontro o que pode ser a poesia da vida. Ou sei lá, essas bobagens que a gente escreve à meia-noite como se fosse grande coisa. Só sei que a gente nasce e a gente morre. Muitas vezes, nos despedimos de pessoas ainda em vida. Amigos vão e vêm, infelizmente. Não bastasse, ficamos aqui estupefatos levando esses sustos quando famílias estão sofrendo por conta desses desastres bizarros … quando aqueles que são jovens demais dão adeus … quando nosso ídolos vão morrendo um a um.

A gente fica, chora, observa, mas um dia vai também.

La vie c´est pas grande chose, n´est pas?

2 thoughts on “Don’t face reality, let it be the place from which you leap/La vie n´est pas grande chose

Leave a comment